sexta-feira, dezembro 13, 2013

Última atividade do ano!

Ontem  foi minha última atividade pública do ano. E não poderia ser melhor! Foi o lançamento do Fanzine 100% Jé, em Mogi das Cruzes - SP.
Em setembro deste ano fui convidado pelo secretário de cultura de Mogi das Cruzes, Mateus Sartori, para desenvolver um projeto de integração de áreas culturais e de aumento de autoestima da comunidade do Conjunto Jefferson.
Ele falou: - Sacolinha, eu não sei o que você vai fazer lá, bicho, mas eu quero você lá!
E eu fui!
As áreas integradas inicialmente eram literatura e grafite. Aí sugeri a fotografia através da técnica pinhole, com fotos produzidas através de latinhas.
E a autoestima a ser elevada era a dos moradores deste Conjunto, que fica pra lá do fundão da cidade, esquecido e abandonado durante anos, e que muitas pessoas da cidade pedem pra você rezar muito se for ter de fazer alguma coisa lá. Só pra ser mais claro, ônibus pra lá é de duas em duas horas.
Por ali a ong Visão Mundial já faz uma intervenção esportiva, e agora a secretaria de cultura de mogi está chegando junto.
Quando cheguei, percebi que a molecada só queria saber de futebol. E assisti a primeira aula de fotografia da professora Lethícia Galo, onde vi alguns adolescentes reclamando à boca miúda: - E o futebol? Quero futebol...
Pensei: "Putz, se já estão assim na aula de fotografia, imagine na aula de poesia?"
Mas como não sou bobo, também assisti a um jogo deles, e me armei de estratégias para fazê-los pegar o gosto pela poesia, pela leitura. Foram três meses de oficinas, toda semana, pegando firme, sem moleza, fazendo todos eles soarem a camisa jogando poesia.
O resultado?
Tá aí nas fotos. Produção e lançamento do Fanzine 100% Jé, com poesias escritas por eles, fotos clicadas por eles e muros pintados por eles. Agora não querem somente o futebol.
Muito feliz em poder fazer a diferença na vida deles!