sexta-feira, novembro 16, 2007

De volta à Sampa

Fotos: Waldo Lao
Recitando poesia no Debate do CEU Veredas - SP
Olá amigos e amigas que visitam este blog. Cheguei hoje de madrugada de Fortaleza. Pra quem não sabe estive lá para participar do Seminário: Conhecimento e Cultura Livres. O tema da minha mesa foi sobre "as palavras: o futuro dos livros e da literatura". Cheguei lá no Ceará no mesmo dia do debate, 14/11 - quarta, véspera de feriado. Enquanto aqui choveu e fez frio à pamparra, lá tava um calor danado. Ainda aproveitei para pegar uma praia, uma não, três. Conheci a praia do Meireles, a praia de Iracema e a praia do Futuro, com suas barracas maravilhosas. Na madrugada de quarta para quinta juntou eu e o Adriano da Ação Educativa e fomos comer lagosta na beira de uma das praias, já que estávamos igual o Zeca Pagodinho: "você sabe o que é caviar, nunca vi nem ouvi eu só ouço falar". E assim éramos com a tal lagosta. E desculpem os adoradores de frutos do mar, mas tenho que falar: Ô negócio difícil de comer, hein? Pedimos quatro e ao abrirmos só tinha um pedacinho de nada em cada uma, e ainda tivemos de roer os cantos para ver se saía algum téquinho. Ah, vai se lascar. Uma comida cara daquelas só pra dizer que comemos.

Na mesa do CEU Veredas - SP

Aí pedimos uma porção de arroz e bastante camarão com limão pra passar a raiva. O Adriano bebia cerveja e eu um guaraná. E tome arroz com camarão. Êita danado.
Alessandro Buzo e eu no Mercado dos Pinhões - Fortaleza
O debate ocorreu bem. Divergências, pontos de vistas diferentes e público participante, assim foi. Participaram junto comigo, o editor da Conrad, Rogério Campos, o cordelista e ilustrador Klévisson Viana, o escritor Alessandro Buzo e um cantador de cantorias de viola, o Geraldo. Ao final ainda teve contação de causos com o cearense Melchiades, ganhador do último concurso de literatura de cordel da CPTM.

Debatedores em Fortaleza: Rogério, Buzo, Klévisson e eu

Vale lembrar que esse é um ciclo de debates que vai até quarta da semana que vem, e que o mesmo aconteceu aqui em São Paulo em dois lugares: no CEU Parque Veredas e no Centro Cultural da Juventude. Para saber mais você pode acessar os sites: www.acaoeducativa.org e www.culturalivre.org

Mesa de SP: Sacolinha, Marcos, Eleilson, Rogério e Buzo

Bom, e agora vou passar o fim de semana fazendo trabalho da faculdade e lendo e escrevendo, que é o que mais gosto. Mas também participando e realizando as atividades do Mês da Consciência Negra aqui em Suzano. Destaque para a Marcha Noturna que terá o encerramento com o Show do GOG. Será nesta terça, 20 de novembro, a partir das 18h na Praça João Pessoa em Suzano.

Foto final do seminário em Sampa