quarta-feira, agosto 13, 2008

Minha opinião sobre ela... A política

Antes de eu começar a minha militância no Movimento Negro, era apenas um alienado que sentava a bunda no sofá aos domingos para assistir TV, achando que estava tudo bem, mesmo sabendo que milhares de pessoas no mundo passam fome e frio. Depois de minha investida na questão racial, veio o hip hop, o social, a cultura e a leitura, por fim cheguei à literatura, que me emancipou em todos os sentidos. Aí pronto, comecei a encarar os problemas do mundo como sendo meus. A partir daí parei de "bater no peito" e dizer que "odeio política". Já estava com 17 anos de idade. E aquele que vejo praticando esse ato hoje, considero-o analfabeto político (citando Brecht). E se for artista então, é individualista. Não é necessário ser partidário, mas pelo menos ter discernimento político. Numa de minhas palestras um poeta de 49 anos se levantou e disse em alto e bom som: - Sabe como eu resolvo na política? É simples, não voto e depois pago a multa. E eu retruquei: - Pois você é um grande tolo. Assim só resolve o problema dele, e faz os outros milhares de cidadão sofrer 4 anos nas mãos de um administrador mal caráter porque ajudou a elegê-lo não votando. A cidade de Suzano que fica na grande São Paulo, está vivendo o seu melhor momento político e de campanha. Aqui, atualmente, não pode pintar muro, usar outdoor, fazer showmício, colar cartazes em postes, camisetas, chaveiros ou bonés. Quem está ganhando com isso é a população, já que os candidatos têm de ir de porta em porta, fazer corpo a corpo e discutir projetos, idéias e o plano de governo para os 4 anos de administração. Candidatos de partidos pequenos também saem favorecidos, já que os grandes usam empresas e todo o poder econômico que têm para trazer grandes nomes da música e da TV para subir ao palco do candidato e trazer um público considerável. São 4 candidatos à prefeitura de Suzano e mais de 600 para o legislativo suzanense que conta com apenas 14 cadeiras. Só temos que aguentar os jingles chicletes e paródias que ficam na cabeça da gente martelando igual dor de cabeça. Aqui na minha cidade tem de todos os ritmos e artistas, todos imitações, é claro: Gino e Geno, Ivete Sangalo, Bruno e Marrone, aquela do Bar, beber e cair, Leandro, Chitãozinho e Chororó e até Xuxa (índio, fazer barulho). Tem candidato que tem a militância na sustentação e tem candidato que tá pagando pra ter gente do seu lado. Muitos moradores estão recebendo candidatos em casa, outros recebem uma pequena quantia em dinheiro para colocar uma placa do candidato no portão. Mas diante de tudo isso os munícipes estão ganhando e muito. Basta agora pesar os prós e contras e escolher bem o seu candidato, que vai ficar na administração nos anos 2009, 2010, 2011 e 2012. Já pensou quanto tempo?
Pois é, valorize o direito que você tem. O voto, a melhor maneira de fazer justiça com as próprias mãos.