segunda-feira, janeiro 31, 2011

Bibliotecas e bibliotecas

Meus queridos e minhas queridas, saudações!
Na semana passada estive envolvido no projeto "Caravana de doações", visitando as bibliotecas da região do Alto Tietê composta por 11 municípios. Doei meus dois últimos livros, "Estação Terminal" e "Peripécias de Minha Infância", além dos vídeos "Vídeo-Literatura" e "Documentário Pavio da Cultura 5 anos", e do fanzine LiteraturaNossa e da revista "Trajetória Literária VI".
Costumo visitar essas bibliotecas todo início de ano, assim, além das doações, mantenho o contato e articulo futuros projetos de leitura. Lembro que ao fim das visitas do ano passado publiquei aqui um texto sobre a situação das bibliotecas do Alto Tietê: algumas fechadas o mês de janeiro inteiro, outras fechando para o almoço, noutras o atendimento péssimo, e por aí ia.
A notícia boa é que a situação melhorou. A biblioteca de Arujá ganhou um novo espaço mais próximo da região central. Antes era no centro expandido e tinha que subir uma puta ladeira. A bibliotecária de lá é a Dalva, participativa que só ela e muito a fim de movimentar o espaço novo.
Em Guararema está se construindo um prédio novo para a biblioteca e em Santa Isabel o prédio está em reforma. Lá em Biritiba Mirim a biblioteca mudou para o prédio ocupado pela prefeitura, o que é ótimo, pois lá tem mais movimento e atenção.
Com excessão de Itaquá que vai de mal a pior os outros municípios continuam dando um bom atendimento e sempre melhorando em alguma coisa.
Agora o destaque continua com a cidade de Guarulhos, com cerca de 16 bibliotecas, dezenas de bibliotecárias, hospital do livro e uma ótima programação cultural dentro das bibliotecas que estimulam a participação do público, criando novos leitores todos os dias.
Suzano, a minha cidade está no mesmo caminho. Hoje já temos 12 bibliotecas entre ramais e balcões de emprétimos. Temos também 8 bibliotecas comunitárias, entre elas a Comunitária "Carolina Maria de Jesus" que fica no ponto de cultura da Associação Cultural Literatura no Brasil. E estamos pleiteando vários editais de leitura dos Governos Federal e Estadual
Em se tratando de leitura no Alto Tietê, ALELUIA, as coisas tão melhorando.
Saudações literárias!