segunda-feira, março 10, 2014

Sobre meu 6º livro

Trata-se da minha biografia, com o recorte da importância da leitura na vida de alguém.
Em outubro de 2011 recebi um telefonema da Heloísa Buarque de Hollanda, antropóloga e proprietária da editora Aeroplano. Ela queria encomendar a minha biografia e lançá-la no selo Tramas Urbanas da sua editora. Fiquei honrado com o convite. Mas o prazo estava muito curto. A Heloísa queria o livro em dois meses!
Eu disse que em três meses eu garantia. E assim foi.
Em janeiro de 2012 eu enviava para o e-mail dela a minha história narrada em 216 páginas e algumas imagens. O texto passou o ano todo de molho, aguardando edição. É que a produção dependia de verba da Petrobras, que por conta da troca na cadeira de ministro da cultura, estava atrasada.
O livro acabou entrando em edição em dezembro, mais de um ano depois da encomenda. O lançamento ocorreu no dia 14 de março de 2013, em Suzano, com a casa cheia e 182 exemplares vendidos.
O título faz referência à água que corre no rio. Ela nunca é a mesma, tá sempre se renovando. E eu sou igual, renovo-me a cada livro livro, torno-me uma nova pessoa.

Informações rápidas:
- Este foi meu último livro, lançado ano passado
- Trata-se de uma biografia, com foco na leitura
- Editora: Aeroplano
- Pág.: 216
- Ano: 2013
- Dimensões: 12x19cm
- Valor: R$ 30,00 (Aqui no blog, com frete grátis)
- Mais informações: Clique aqui

Comentário de quarta capa (Por Érica Peçanha)

O cobrador de lotação fez-se leitor assíduo. A leitura da obra de Carolina de Jesus acendeu nele o desejo de ser escritor. O apelido que recebeu em uma aventura profissional foi transformado em pseudônimo e ganhou vida em páginas impressas e virtuais, reportagens da TV e do rádio.
Batizado Sacolinha pelo mercado de trabalho informal, Ademiro Alves tornou-se artífice das palavras e ativista da cultura, emprestando inventividade, determinação e talentos individuais a muitos projetos coletivos.
Um autor que fez da articulação uma palavra-chave em seu vocabulário e uma marca da sua trajetória. Entre leituras à luz de velas e experiências de gestão cultural, em pouco menos de três décadas de vida já lançou cinco livros de ficção e agora publica sua autobiografia.
Em tempos de glamourização de jovens, negros e pobres que contrariam estereótipos, a narrativa de Sacolinha se distingue por não apelar para a vitimização. Nada na história aqui registrada é linear, gradual ou previsível.
Um convite ao percurso por um rio de águas correntes e sempre abundantes.

Érica Peçanha, antropóloga e pesquisadora da produção cultural da periferia


Indicação no Skoob

Andréia Sk02/05/2013

Um Movimento, Uma História, Uma Vida
Este livro chegou em minhas mãos por acaso. Li a contracapa e falava de Livros e Leitura. Uma biografia. Fiquei curiosa para entender a relação do título com uma biografia, com Leitura... comecei a folhear... e daí não parei mais. O Autor vai contando sua vida, ligando um Movimento a outro, numa sequencia digna de filme de ação e suspense. As pessoas falam tanto em incentivo a leitura e que ler se começa desde cedo... mas Sacolinha prova que nunca é tarde pra começar a ler, que ler é uma paixão que não tem volta. E o que mais me identifiquei: quando você lê, não basta ler: você precisa comentar com alguém, precisa contar o que aprendeu, precisa compartilhar. E é nesse sentido que apresento este livro para os Leitores do Skoob: vocês vão se identificar automaticamente com a História de Vida de Sacolinha. Porque não há como ficar indiferente com a Luta de uma pessoa em levar a Leitura adiante, compartilhando e disseminando o que se aprende. Boa leitura!