Desde 2008 que venho fazendo palestras nas escolas. Uma vez um amigo escritor disse pra mim: "Você é louco! Falar num lugar onde ninguém te leu e nunca leu nada e ficam numa algazarra... Sem contar os professores que não respeitam o nosso trabalho e vêem na palestra um motivo pra ficar na sala dos professores corrigindo prova. Cê tá com disposição, isso sim".
E ele tem razão em muitas coisas, inclusive quando ele fala de disposição. É ela que faz com que seja tudo diferente em cada escola que eu vá e que o resultado seja excelente. Assim como nas Fundações Casas e nas Penitenciárias, o objetivo tem sido alcançado. Cada dia mais pessoas que não liam estão lendo. Tenho um puta orgulho disso.
Na semana passada fiz esse trabalho na E.E. José Papaiz, Jd. Leblon em Suzano - SP à convite da Coordenadora pedagógica Ana Caló. Foram duas palestras e um sarau. Já no fim da primeira palestra a sala de leitura da escola encheu de interessados em emprestar livros. Aí uma funcionária da escola me perguntou: "Como você conseguiu isso?" e eu respondi: "Só provei pra eles que eles gostam de ler. Todo mundo gosta, só que alguns não sabem ainda".
Aproveito esse post para agradecer às mais de 300 escolas que me receberam, onde dei palestras, fiz saraus e oficinas. Obrigado aos profissionais da educação que me convidaram e parabéns aos que querem dar uma cara diferente à esses prédios escolares.
A disposição continua. São duas palestras por semana até o fim de novembro deste ano. E vamos que vamos!