Povo, cada dia fico mais feliz pelas conquistas da Associação Cultural Literatura no Brasil. Já estamos com a nossa sede no Jd. Revista, periferia de Suzano e com ela estamos realmente consolidando uma política literária no município e diretamente com a comunidade.
Ontem iniciamos um novo projeto, já comentado por mim aqui no blog. Trata-se da "Comunidade do Conto" que visa o exercício da produção de textos em prosa, treina a audição, o debate em cima da palavra e o respeito ao outro. Através de um tema sugerido nos reunimos mensalmente para ler e debater nossos contos que foram escritos especialmente para o projeto.
Como sempre, graças ao meu entusiasmo literário, fui o responsável pela criação dessa iniciativa, que não tem coordenador, obrigação e nem burocracia. Participa só quem estiver interessado e é aberto à comunidade e todos que quiserem: escritores, professores, filósofos, poetas, etc. e etc. Diferente do "Trocando Ideias", onde lemos e debatemos um livro e um autor por mês. Esse sim é obrigatório, todos da entidade devem participar.
Nesse novo projeto ninguém é o tal, aqui todos descem do pedestal e ouvem todo mundo e acata ou não as sugestões e comenta e critíca e é criticado.
Mas a "Comunidade do Conto" não é um projeto inédito no Brasil, esse mesmo eu me inspirei no Clube do Conto que acontece semanalmente lá em João Pessoa na Paraíba, capitaneado pela amiga escritora Maria Valéria Rezende.
Quem quiser saber mais sobre essa iniciativa publico abaixo as fotos do encontro de ontem e mais abaixo um prospecto do projeto.
Os nossos encontros acontecem toda primeira quarta-feira do mês, a partir das 19h. O nosso próximo tema será, "O Negro", é que aí já teremos material literário para enviar aos Cadernos Negros 34, que esse ano é de contos.
Só podem comentar o texto do outro quem escreveu um conto para o dia. Então, mãos à obra.
Saudações literárias!
Jaine, expondo sua escrita pela primeira vez
Após a leitura do conto, abre-se para o debate, sugestões e comentários
Francis comentando
Lúcia Alves, nova associada que também lê um texto pela primeira vez para outras pessoas
Tinha pipoca, dessa vez eu levei, no próximo encontro teremos trufas, quero ver quem vai se dispor, rssss
_________________________________________________________
Comunidade do Conto
Apresentação: Baseado na experiência do clube do conto existente na Paraíba, esse projeto traz uma inovação na forma de produção literária dos seus participantes. Será um espaço de proposta, produção, discussão e aprendizado.
Autores se reúnem em encontros mensais e lêem contos de sua autoria produzidos durante o corrente mês através de um tema sugerido no encontro anterior.
_____________________________________________
Objetivos gerais e específicos: Incentivar a produção literária entre os membros da entidade e da comunidade. Aprimorar a escrita. Promover o debate à cerca da produção literária entre os participantes. Estimular a criatividade. Promover a rotina diária da escrita e lapidação do texto.
_____________________________________________
Público alvo: Escritores, poetas e cordelistas em geral. Principalmente os membros da entidade.
_________________________________________________________
Pré-requisitos: Saber ler e escrever.
_____________________________________________
Dinâmica: Através de datas pré-agendadas (sugestão: um sábado por mês) os autores se reúnem durante um período necessário de horas, onde cada um lê o seu conto produzido em cima de um tema anteriormente sugerido. Após a leitura abre-se para discussão e propostas em cima do texto produzido.
Ao final do encontro sugere-se um novo tema para o próximo encontro.
_____________________________________________
Resultados esperados
Exercício da escrita, da discussão e da audição. Aumento de material literário. Formação e profissionalização.
_____________________________________________
Resultado possível e a longo prazo:
Produção e lançamento de uma antologia.
_____________________________________________
Justificativa: As duas deficiências da associação se encontram na falta de leitura e na falta de produção literária. Com o projeto “Trocando Ideias” estamos tentando sanar a deficiência leitora, e agora a ideia é investir num novo projeto onde os membros que se consideram escritores sejam provocados a de fato produzir textos literários.