domingo, outubro 20, 2013

Release


Associação de escritores promove saraus nas escolas

Escolas estaduais interessadas e que tenham projetos de leitura podem receber, gratuitamente, o sarau da Associação Cultural Literatura no Brasil.

A Associação Cultural Literatura no Brasil está promovendo o Sarau LiteraturaNossa nas escolas estaduais dos municípios do Alto Tietê. As unidades educacionais interessadas devem entrar em contato para agendar o sarau.

Para receber a atividade a escola deve já desenvolver algum projeto de leitura ou, ao menos ter uma biblioteca ou sala de leitura funcionando.
O fundador da Associação Cultural Literatura no Brasil, Ademiro Alves, o Sacolinha, explica os critérios “Estamos priorizando as escolas que já tenham projetos nesta área, porque de nada adianta a gente ir lá, fazer um belo sarau e depois os alunos não terem um projeto de continuidade no incentivo à leitura” diz.

O sarau LiteraturaNossa conta com diversos escritores que trabalham os variados gêneros literários, entre eles o cordel, a poesia, o conto, a crônica e o haicai. Por isso a prioridade para as unidades que já trabalham com a leitura.
“O nosso sarau é um complemento a estes projetos, ou seja, os alunos veem na prática como a literatura não é algo chato, parado” Ressalta Sacolinha.

Os saraus são realizados preferencialmente no período noturno, já que os poetas, escritores e cordelistas da entidade somente estão disponíveis neste horário.

Realizado desde o ano de 2006 esta edição do sarau nas escolas já passou em 140 unidades educacionais, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Agora a entidade pretende focar nas escolas da região para aumentar o número de leitores e consequentemente formar público para as atividades literárias.

A Associação Cultural Literatura no Brasil existe há 11 anos e hoje tem uma sede no Jd. Revista, em Suzano, onde concentra a maioria dos seus projetos. Os dois objetivos da entidade são o incentivo à leitura nas periferias e a divulgação dos novos escritores.

O sarau LiteraturaNossa tradicional e com endereço fixo é realizado toda terceira sexta-feira do mês no bairro onde está sediada a entidade, e conta com a presença dos moradores do bairro e de pessoas de fora da cidade, com apresentações de poesia, música, cinema, teatro e dança. Nos intervalos, há sorteios de livros, revistas, vídeos, CD's e camisetas.


Interessados em receber o sarau na sua escola devem ligar no número 99526-3561 ou enviar e-mail para: literaturanobrasil@bol.com.br.