segunda-feira, março 16, 2015

Atenção escolas!


Inscrições para temporada de saraus nas escolas terminam nesta terça-feira (17/3)

Unidades de ensino da rede pública de todo o Alto Tietê interessadas em receber o Sarau LiteraturaNossa, projeto desenvolvido pela Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) devem ter algum projeto de leitura em andamento

Terminam nesta terça-feira (17 de março) as inscrições para a temporada de saraus nas escolas da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB). As unidades de ensino da rede pública de todo o Alto Tietê interessadas em receber o Sarau LiteraturaNossa devem ter algum projeto de leitura em andamento e fazer o agendamento com Raquel Pereira pelo telefone 97583-2208. A atividade está inserida no pacote de projetos desenvolvido pelo grupo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) e vai contemplar ao todo 14 instituições.

O sarau nas escolas é mais uma iniciativa do grupo que tem por objetivo promover uma aproximação entre os escritores com o público leitor. O projeto também tem o intuito de estimular o gosto pela leitura nos educandos e proporcionar aos alunos e professores a realização de uma atividade extraclasse que vem ao encontro do que é trabalhado em sala de aula, sobretudo na disciplina de Literatura.

O escritor suzanense e membro-fundador da ACLB, Ademiro Alves, o Sacolinha, explica que para receber o sarau a escola precisa, necessariamente, desenvolver algum projeto de leitura com os alunos que justifique a ida dos autores à unidade escolar:

“Pode ser uma biblioteca, uma sala de leitura ou até mesmo um sarau que esteja em andamento ou atividade de contação de história, pois a ideia é que a escola dê continuidade a este trabalho. Portanto, de nada adianta nossa presença se não houver um trabalho efetivo”, explica.

Além de conhecer e interagir com os autores regionais, durante a visita dos membros da Associação Cultural Literatura no Brasil às escolas os alunos têm a oportunidade de participar dos saraus e divulgar suas aptidões literárias. As apresentações também contam com sorteios de livros e vídeos-literaturas.

IMÃ-POÉTICO

Uma novidade para este ano será a seleção de novos poetas para participarem do imã-poético (imãs de geladeira com poesias), ação pioneira lançada este ano pelo grupo com o intuito de valorizar a participação dos artistas/escritores/leitores, bem como garantir a difusão dos bens e produtos culturais.  

Os textos que participarão dos imãs-poéticos serão previamente selecionados por uma comissão avaliadora formada por dois membros da Associação Cultural Literatura no Brasil. A seleção será feita até o mês de abril.

Como lembra Sacolinha, o projeto sarau nas escolas é realizado desde 2002 e neste período o grupo percorreu cerca de 300 unidades de ensino de todo o Alto Tietê:

"É um trabalho que tem ajudado a salvar vidas, mudar pensamentos e atitudes, principalmente nesse momento que vivemos, em que as pessoas não estão avaliando bem as informações recebidas da mídia e sendo manipuladas a todo instante”, alfineta Sacolinha, que também é entusiasta da leitura no Alto Tietê e uma das maiores referências na literatura do País.