sábado, junho 14, 2008

A RESPONSABILIDADE

Quando, no ano de 2007 falava para os amigos que o ano de 2008 seria muito agitado pra mim, esses amigos achavam que eu estava usando a função fática, ou seja, falando por falar.
Pensaram errado. O ano tá sendo mesmo agitado, muito agitado. A começar pela faculdade, onde estou cursando o último ano, com direito a produção de TCC (Tese de Conclusão de Curso), estágio de regência de aulas e trabalho até para as férias de julho.
Depois tem a minha casa que estou construindo, uma grande casa, que irá receber meu escritório, minha biblioteca e outros cômodos indispensáveis, lembrando que o quarto dos cinco filhos que terei estão sendo construídos também.
Aí tem: A Coordenadoria Literária do município de Suzano, onde sou titular, a nova parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e com a Petrobras, Militância política, social e racial, família, projetos literários pessoais e mais três viagens marcadas para Florianópolis - SC, Passo Fundo - RS e Contagem - MG.
Se não bastasse tudo isso, o ano vai ficar mais agitado para mim a partir do dia 28 de junho.
Haverá em Suzano a inauguração de três novos Centros Culturais. Quem vive em Suzano ou acompanha o dia-a-dia desse município sabe que desde 2005 ele cresce em tudo, principalmente em infra-estrutura e cultura.
Fui convidado para assumir a pasta de Literatura logo em janeiro de 2005, porém não podia de jeito nenhum. Acabei negando porque tinha assumido outro compromisso. Logo depois foi feito mais dois convites, no terceiro eu acabei cedendo e deu no que tá dando.
Agora assumo a responsabilidade de um Centro Cultural aqui na cidade. Pois é. O Centro Cultural Sesc/Boa Vista que atenderá nove bairros (135 mil habitantes) ficará sob minha coordenação cultural e administrativa. Inclue aí também o trabalho com a comunidade, a política cultural e social. Só não vou dizer que tô fodido porque nunca fui de pular do barco, portanto se é pra ser então serei.
Aí, eu que já não tinha tempo, agora é que fico sem mesmo. Mas de antemão digo pra todos que não vou cancelar meus compromissos pra fora da cidade, inclusive continuarei participando de palestras, debates e conferências. Não quero virar um burocrata ou um artista improdutivo que foi engolido pela máquina administrativa. O processo aqui na cidade está tenso, e percebi que sou uma figura muito importante para o projeto político dela.
Nos vemos por aí.