quinta-feira, março 07, 2013

Release do Lançamento

De Suzano para o mundo!

Escritor Sacolinha contraria as estatísticas e é um contraponto ao estereótipo do jovem pobre e negro da periferia.
(Da assessoria do autor)


Publicado pela Aeroplano Editora, Como a água do rio, livro de Sacolinha, será lançado no dia 14 de março, quinta-feira, de 19h às 22h, no Teatro Contadores de Mentira (Rua Major Pinheiro Fróes, 530 – Parque Maria Helena – Suzano – SP – rua da estação de trem/lado terminal de ônibus). O livro faz parte da Coleção Tramas Urbanas, com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda, e patrocínio da Petrobras.


É no relato de suas experiências com os livros que Sacolinha procura mostrar a muitas pessoas o que o hábito da leitura pode fazer pela vida de alguém. Nascido em São Paulo, Sacolinha conta como começou seu contato com os livros, encarou um vasto mundo de possibilidades e transformou-se em um dos principais escritores e agitadores culturais de seu tempo.



Para a antropóloga e pesquisadora da produção cultural da periferia, Érica Peçanha, que assina a quarta capa, Sacolinha é “um autor que fez da articulação uma palavra-chave em seu vocabulário e uma marca da sua trajetória. Entre leituras à luz de velas e experiências de gestão cultural, em pouco menos de três décadas de vida já lançou cinco livros de ficção e agora publica sua autobiografia. Em tempos de glamorização de jovens, negros e pobres que contrariam estereótipos, a narrativa de Sacolinha se distingue por não apelar para a vitimização. Nada na história aqui registrada é linear, gradual ou previsível. Um convite ao percurso por um rio de águas correntes e sempre abundantes”.

A biografia do escritor Sacolinha foi escrita por ele mesmo. A história é narrada em flash backs desde a infância do autor até o ano de 2012. O foco principal do livro é a criação da Associação Cultural Literatura no Brasil, que surgiu em 2002, criada pelo Sacolinha, e que salvou muitas vidas, seja da alienação da TV ou do submundo.

A obra é toda recheada com imagens da trajetória do escritor, como na imagem da capa onde o autor ministra aula na Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho (RO),e tem como alunos Fernandinho Beira Mar e Elias Maluco.

O título segundo o autor, significa renovação "a água que passa debaixo da ponte nunca é a mesma, ela se renova a cada instante, e assim sou eu, a cada livro lido eu me renovo, me emancipo. Sou como a água do rio", diz Sacolinha.

No lançamento o livro estará à venda ao preço promocional de R$ 20,00.

O livro também será lançado no dia 19 de março, terça-feira, às 20h, no Sarau Suburbano – Loja Suburbano Convicto – Bela Vista – Centro (SP), e no dia 20 de março, quarta-feira, às 21h, no Sarau da Cooperifa, Bar do Zé Batidão – Piraporinha – Zona Sul (SP).


SOBRE O AUTOR


Sacolinha(Ademiro Alves de Sousa) tem 29 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes. É escritor, autor de romances e livros de contos. Completou em dezembro de 2012, dez anos de carreira literária. Em sua trajetória já esteve em programas de televisão como Jô (TV Globo), Provocações, Metrópolis e Manos e Minas (TV Cultura). Trabalhou na secretaria de cultura do município de Suzano por oito anos (2005 à 2012), onde desenvolveu centenas de projetos de incentivo à leitura e de divulgação dos novos escritores, com destaque para o 1º Salão Internacional do Livro de Suzano. Trouxe para a cidade escritores como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar, Paulo Lins, Antônio Skármeta, Fernando Gabeira, entre outros. Ganhou vários prêmios por seus livros e seus projetos. Nos últimos anos tem viajado pelo país fazendo palestras e ministrando oficinas, principalmente em lugares vulneráveis e não muito comuns para eventos literários, tal como cadeias, penitenciárias federais, favelas, morros e associações de moradores. Recentemente prestou serviços para a UNESCO e para o Ministério da Justiça no projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas Prisões” nas Penitenciárias de Segurança Máxima. Desenvolve ainda uma palestra por semana nas escolas públicas do estado de São Paulo.

 



Contatos

Tatiana Louzada/Aeroplano Editora

(21) 2529-6974/(21) 2239-7399