quarta-feira, abril 22, 2015

2 anos!

Em março passado completaram-se dois anos do lançamento da minha biografia.
Até novembro de 2011 não havia passado pela cabeça a ideia de contar a minha história em livro, mesmo porque estamos acostumados a ver biografias sendo lançadas somente após a morte do biografado.
O fato foi que recebi um telefonema da antropóloga carioca Heloísa Buarque de Holanda, onde me desafiava, ou melhor, me provocava, a escrever a minha história de vida com enfoque na literatura e de como esta história foi importante na vida das pessoas que me cercavam. Aceitei a empreitada, que não foi um desafio tanto pela forma de contar, mas pelo prazo que ela me dava: dois meses.
Se eu tivesse somente o livro para escrever, tudo bem, mas estava envolvido em três grandes projetos.
Topei assim mesmo. E mãos à obra.
Acabei finalizando a parte escrita em 45 dias e utilizei os 15 dias restantes para revisar o texto e lapidar a história. A própria Heloísa deu algumas sugestões e a Érica Peçanha, também antropóloga, daqui de São Paulo, contribuiu com seu olhar de pesquisadora, já que também ela foi a primeira profissional que contou parte da minha história em livro. Teoricamente a minha biógrafa.
Contudo, por demora no repasse da verba por parte do patrocinador, o livro ficou de molho durante um ano, sendo lançado somente no dia 14 de março de 2013, no Teatro Contadores de Mentira em Suzano - SP, com muitos amigos e leitores presentes.
Ao longo da leitura deste livro o leitor se depara com momentos curiosos das minhas atividades literárias. Como nos dias em que ministrei oficinas de leitura para ex-deputados milicianos, para o Fernandinho Beira Mar e para ex-policiais, nas penitenciárias de segurança máxima (federais).
Conto também do meu percurso de não-leitor para leitor/escritor.
Enfim, nesta biografia eu mostro, na prática, como a leitura pode mudar rumos, pensamentos e salvar vidas.
Quem tiver interesse pode adquirir o livro aqui mesmo no blog, no canto superior direito. Aproveita, porque restam poucos exemplares e não será feita uma segunda edição, já que este foi um projeto pontual.
O frete é grátis, para todo o território brasileiro.