quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Embarcando...

CIRCUITO NACIONAL

Escritores Sacolinha e Francis Gomes serão recebidos por estudantes do Acre nesta sexta-feira (26/2)

Autores suzanenses embarcam esta semana para Rio Branco, onde divulgarão seus trabalhos e falarão sobre leitura e literatura a alunos de escolas públicas, escritores da região e público em geral.

Os escritores suzanenses Ademiro Alves, o Sacolinha, e Francis Gomes, membros da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB), serão recebidos nesta sexta-feira (26 de fevereiro) por estudantes de escolas públicas e escritores de Rio Branco, no Acre, onde falarão sobre leitura e literatura, divulgarão suas produções e projetos e fornecerão dicas de criação literária.

A ação faz parte do projeto “Literatura das Bordas – Palestra-Espetáculo”, selecionado pelo Edital Bolsas de Fomento à Literatura do governo federal, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) do Ministério da Cultural (MinC).

Ao todo, os dois autores percorrerão até abril cinco cidades em quatro regiões do País. Em março, Sacolinha e Gomes estarão no dia 4 em Candelária, no Rio Grande do Sul, e no dia 22 em João Pessoa, na Paraíba. Em abril, as cidades visitadas serão Farias Brito, no Ceará, e Berilo, no Vale do Jequitinhonha, em Minhas Gerais, respectivamente nos dias 5 e 15.

Como explica Sacolinha, coordenador do projeto “Literatura das Bordas – Palestra-Espetáculo”, a escolha das cidades que serão visitadas foi estratégica:

“São municípios brasileiros carentes de ações voltadas à literatura, pouco visitado por escritores de São Paulo e, com exceção de Rio Branco e João Pessoa, distantes dos grandes centros urbanos, o que justifica o principal objetivo do projeto que é divulgar cada vez mais o espaço da biblioteca, que hoje vem perdendo muitos frequentadores para o Google”, explica.

Partindo dessa premissa, Sacolinha e Gomes falarão para alunos do Ensino Médio de escolas públicas sempre em bibliotecas municipais. Cada palestra contará com 200 participantes.

Foi respeitando as particularidades de cada um de seus autores que o projeto foi idealizado e acabou sendo um dos cinco selecionados entre 80 inscritos de todo o País.

De Sacolinha, os estudantes ouvirão sobre a força da literatura marginal e periférica e a efervescência dos saraus, movimento que começou no Brasil no século XIX como algo restrito a intelectuais e à alta sociedade, mas que nos últimos 15 anos ganhou novos contornos e se fixou como um importante instrumento para disseminar a poesia que nasce na periferia.

Com Gomes, cearense de Assaré, cidade natal do grande poeta Patativa do Assaré, os participantes irão se enveredar pela literatura de cordel, textos escritos frequentemente em forma rimada ou com forte presença da prosa, que tem como outra característica o linguajar despreocupado, regionalizado e informal, além da preocupação de preservar a cultura do povo nordestino. 

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no endereço eletrônico sacolagraduado.blogspot.com.