Ontem de noite, fui até a Bodega, aqui no bairro dos Bancários, João Pessoa - PB, para participar do meu último compromisso. O Francis voltou ontem mesmo e não participou desse bate papo.
Não podia ter fechado de forma melhor, a minha estada aqui em Jampa. Essa atividade de ontem foi num espaço de amigos, artistas, intelectuais e sobretudo de militantes de movimentos sociais. A energia que rolou neste lugar foi algo que eu nunca senti antes, tamanha a sua intensidade. Confessei para alguns, ao final da noite, que eu não ia chegar em casa e descansar, porque ali eu já tinha recarregado as minhas energias, e posso dizer que estou pronto para a próxima viagem que será para Farias Brito - CE.
Pra completar o pacote de emoções, quem compareceu também foi o meu amigo de infância da Cidade Líder, Itaquera - SP, o Daniel Carvalho, o Zoião, que eu não via há 18 anos e que está morando aqui em João Pessoa. Ele é um dos personagens do meu romance infanto juvenil "Peripécias de minha infância".
Pois é, uma noite inesquecível.
Fiz muitos amigos, e já estou com retorno marcado. Mas desta vez será para passear, que não deu tempo dessa vez.
Vejam algumas imagens desta noite e tentem pegar um pouco da energia emanada.
Em tempo: quero agradecer à minha avó (na literatura) a Maria Valéria Rezende, também minha amiga, desde 2010 que foi quando fizemos o projeto pioneiro de leitura nas 4 penitenciárias federais.
Foi a Valéria que articulou contatos, pessoas e lugares para que as 4 atividades (palestras, aula inaugural e bate papo/sarau) pudessem acontecer aqui na Paraíba, além de me oferecer uma diária aqui na sua linda casa, que é de onde eu escrevo neste momento.