quinta-feira, janeiro 10, 2008

É, meus caros...

... por aqui tudo continua na mais pura agitação. Mês de janeiro é momento de planejamento lá na Secretaria de Cultura de Suzano onde eu trabalho. E planejamento lá é pega pra capar, pois tem que defender suas idéias e projetos, matar a cobra e mostrar mesmo o pau. Planejamento ali é discutir com o secretário de cultura, com o diretor cultural e o diretor administrativo, convencê-los de que uma II Semana Literária em Suzano será maravilhoso, igual a primeira onde levei para a cidade o escritor Luiz Alberto Mendes, o poeta Sérgio Vaz, o cordelista Moreira de Acopiara e o Marcelino Freire. Também teve a discussão sobre a Semana de Arte de 1922 e o lançamento histórico da primeira revista literária do município que lançou 20 autores inéditos e trouxe junto 20 desenhistas.
Planejamento ali é mostrar que é necessário vencer todos os obstáculos da burocracia jurídica do poder público para trazer até Suzano um Ariano Suassuna e um João Ubaldo Ribeiro. Uma Nélida Pinõn e um Fernando Veríssimo.
É, meus caros e minhas caras, tudo isso graças ao... "fazer aquilo que você gosta".
No mais tô articulando o lançamento da revista Trajetória Literária III que será em fevereiro, e preparando algumas oficinas que darei nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Ah, vale lembrar que nesse ano irei lá para Passo Fundo, RS, para ministrar três palestras-conferências na Jornada Literária de Passo Fundo. Nesse ano o 85 Letras e um Disparo foi escolhido no Projeto "Livro do Mês" que mobiliza uma escola pública, uma particular e a própria Universidade de Passo Fundo. Somando um total de mais de 5.000 alunos e professores.
E só pra deixar vocês curiosos, estou preparando um projeto hiper ousado, inédito no Brasil, não posso dizer no mundo porque não sei se alguém já fez isso em algum canto do estrangeiro. É uma idéia doida pra caramba, mas que irá mobilizar um grande público em torno da prima pobre que é a Literatura. E vai dar o que falar. E vai criar polêmica. E vai fazer estrondo. Podem aguardar.
Saudações literárias.