sábado, setembro 05, 2009

A Globo no Tietê

De dezembro de 2008 à fevereiro de 2009, o cordelista Denivaldo Araújo, o escritor Cákis e eu fizemos duas viagens com uma jangada de garrafas pet no Rio Tietê. Descemos da cidade de Mogi das Cruzes até Itaquaquecetuba. Não foi somente por aventura, mas também porque eu tinha que terminar um livro e precisava dessa vivência e também para dar conhecimento á todos das imensas barreiras de lixo e aguapés que estão bloqueando vários trechos do rio e ameaçando várias cidades por onde corre o Tietê. Com relação a esse último objetivo não surtiu muito efeito. Mas agora temos a emissora Globo com um aventureiro e um flutuador descendo o rio desde a nascente (só se foi de pé com o flutuador nas mãos, porque a nascente é estreita e não permite a passagem de nenhuma canoa, muito menos o bom andamento de um flutuador), e segundo a emissora eles vão percorrer 500 quilômetros de rio.
Acho muito boa a iniciativa pelo fato de que eles têm o poder de chegar mais facilmente aos olhos das autoridades e ambientalistas demagogos. Assim poderão mostrar todos esses bloqueios que impedem o rio de correr livremente, já que ele transborda e passa pela margem, às vezes invandindo todo o espaço de várzea e quase chegando nas ruas e avenidas das cidades próximas.
momento de chegada numa barreira
a barreira, por cima é planta, mas por baixo é só lixo e corpo de seres vivos, cavalos, cachorros e humanosvisão por cima da barreira Eu e meus aparatos de navegador