quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Por Jéssica Balbino

Sarau dos Mesquiteiros publica primeira antologia

Com 54 escritores, a antologia organizada por Rodrigo Ciríaco será lançada no próximo sábado

Compartilhar a paixão pela literatura. Esse foi o primeiro objetivo do projeto Literatura (é) possível, criado em 2006 pelo educador eescritor Rodrigo Ciríaco, numa escola pública da zona leste daperiferia de São Paulo.
Pode-se dizer que o trabalho está dando certo. Em 2009 surgem Os Mesquiteiros, coletivocultural formado por jovens e adolescentes da comunidade do Jardim Verônia(Ermelino Matarazzo) que fortalecem e dão nova dinâmica ao projeto. E agora em2012, entre saraus,encontros literários, espetáculos teatrais e a criação de um selo literário,surge então a primeira antologia do Sarau dos Mesquiteiros: “Pode pá que é nóisque tá”. A expressão cotidiana dá título a obra de poesia e prosa quereúne 54 autores, sendo 30 homens – sete nunca publicados – e 24 mulheres – 16nunca publicadas.
Com o projeto gráfico feito por Silvana Martins (Sarau daAdemar), a obra é viabilizada com recursos do programa VAI e contempla nãosomente o livro, como oficinas de literatura e teatro, bem como o recém-lançadolivro de contos, o “100 mágoas” do autor e criador do projeto, Rodrigo Ciríaco.
O livro chega então dividido em quatro capítulos que trazem,expressamente, títulos de canções do rap nacional como “Antigamente Quilombos,Hoje Periferia”, do grupo Z´África Brasil. “Ainda Há Tempo”, do Criolo. “VidaLoka”, dos Racionais MCs e “Fogo no Pavio”, do rapper e também poeta GOG.
“Além de acreditar que os títulos tem uma relação com o conteúdo de cadacapítulo, foi uma maneira de homenagear e lembrar a cultura hip-hop e a suaimportância para o movimento de literatura marginal – periférica”, destacaCiríaco.
A miscelânea de estilos e autores fica por conta da diversidade, onde osestreantes, hoje com 12 ou 13 anos de idade encontram-se com já consagradosautores, com até 20 anos de estrada. “Pode Pá que é Nóis que Tá” é uma obraúnica por isso. “Respeitamos a caminhada, a história de todos, por isso, aoinvés de destacá-los por suas histórias, destacamo-los por seus contos, seuspoemas. Por seu trabalho literário. Aqui, isso é o que conta, o que importa.Etodos são igualmente importantes. Pois todos escrevem a literatura possível.todos mostram que a literatura é possível”, enfatiza o idealizador.
Desta forma, o livro é também uma referência para se trabalhar emescolas, associações e saraus que apresentam a diversidade literária, setransformando num multiplicador do projeto Literatura (é) Possível.

Serviço -  O lançamento do livro acontece no próximosábado – 25 de fevereiro – das 17h às 20h no Sarau dos Mesquiteiros na EscolaEstadual Franco Mesquita, localizada a rua Venceslau Guimarães, 581, ErmelinoMatarazzo.
Mais informações podem ser obtidas nos sites www.mesquiteiros.blogspot.com e www.efeito-colateral.blogspot.com