quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Lançamento!


Biografia do escritor Sacolinha será lançada em março
(Da assessoria do autor)
 
 
No dia 7 de março, às 19h, a editora carioca Aeroplano lança no Teatro Contadores de Mentira (Rua Major Pinheiro Fróes, 530, Pq. Maria Helena – Suzano - SP), o livro "Como a água do rio" biografia do escritor Sacolinha. Esta obra faz parte da coleção Tramas Urbanas, criada pela antropóloga Heloísa Buarque de Holanda, e que vem lançando desde 2009 a biografia de intelectuais moradores de periferia.
A biografia do escritor Sacolinha foi escrita por ele mesmo. A história é narrada em flash backs desde a infância do autor até o ano de 2012. O foco principal do livro é a criação da Associação Cultural Literatura no Brasil, que surgiu em 2002, criada pelo Sacolinha, e que salvou muitas vidas, seja da alienação da TV ou do submundo.
A obra é toda recheada com imagens da trajetória do escritor e tem depoimentos de vários profissionais e escritores, como por exemplo da presidente da Petrobras Maria das Graças Foster, do vereador e ex-secretário de cultura Walmir Pinto, da antropóloga da USP Érica Peçanha, e dos escritores Francis Gomes, Cákis e do filósofo e prof. Marco Maida.
O título segundo o autor, significa renovação "a água que passa debaixo da ponte nunca será a mesma, ela se renova a cada instante, e assim sou eu, a cada livro lido eu me renovo, me emancipo", diz Sacolinha.
Sobre a coleção da qual o livro de Sacolinha está inserido a criadora do projeto diz que "esta coleção é um conjunto de livros, que expressa e divulga o trabalho de jovens pensadores, artistas e lideranças que falam a partir ou identificados com um lugar pouco ouvido, a favela, a comunidade" afirma Heloisa Buarque, que também é autora de diversos livros e Profª Dra. da UFRJ.
No lançamento o livro estará à venda ao preço promocional de R$ 20,00 e o horário pretende se estender até às 22h.
 
 
SOBRE O AUTOR
Sacolinha (Ademiro Alves) tem 29 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes. É escritor, autor de romances e livros de contos. Atualmente presta serviços para a UNESCO e para o Ministério da Justiça no projeto Uma janela para o mundo - Leitura nas Prisões, nas Penitenciárias de Segurança Máxima. O autor completou em dezembro de 2012, dez anos de carreira literária. Em sua trajetória já esteve em programas de televisão como Jô (Globo), Provocações, Metrópolis e Manos e Minas (TV Cultura). Trabalhou na Secretaria de Cultura do município de Suzano por oito anos (2005 à 2012), onde desenvolveu centenas de projetos de incentivo à leitura e de divulgação dos novos escritores. Trouxe para a cidade escritores como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar, Paulo Lins, entre outros. Ganhou vários prêmios por seus livros e seus projetos. Nos últimos anos tem viajado bastante fazendo palestras e ministrando oficinas pelo país, principalmente em lugares vulneráveis e não muito comuns para eventos literários, tal como cadeias, penitenciárias federais, favelas, morros e associações de moradores.
Em 2012 lançou o livro de contos sobre o universo masculino "Manteiga de Cacau" que vendeu 4 mil exemplares em apenas 4 meses.
A Associação Paulista do Áudio Visual (APAA) está filmando um documentário que vai tratar da literatura em Suzano pelo viés da trajetória do autor.