sexta-feira, abril 15, 2016

Chave de ouro no fechamento!

Nunca mais vou esquecer deste dia! Não há como.
E não poderíamos encerrar de outra forma. Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Foi aqui que minha família nasceu: Bisavó, Avó, Mãe e Tios.
A última palestra do projeto "Literatura das Bordas - Palestra Espetáculo" foi feita no hall de entrada do Casarão Abreu Vieira, do século XVIII, tombado como patrimônio histórico e que fica às margens do rio Araçuaí. Manhã linda, com brilho do sol, povo bonito e energia positiva, não poderia ter resultado melhor. Eles saíram contentes, de sorriso no rosto e com muita vontade de ler. Nós (Francis e eu) nem saímos ainda. Estamos lá até agora.
Obrigado Rejane Martins que articulou para que tudo ocorresse da melhor maneira possível.
Obrigado povo de Berilo, meus irmãos!

PS: Após a palestra fomos até a Vila Santo Isidoro (bairro quilombola) onde estão alguns tios e primos meus. Subimos mais um pouco e chegamos até o Córrego da Taboa, lugarejo onde tudo, de fato, começou. Vi o local exato onde nasceram a minha avó, minha mãe e meus tios. Registrei tudo, inclusive os dois muros laterais que é o que restou da casa da minha bisavó.
Obrigado Alex Haley, autor de Negras Raízes, por me dar essa consciência e vontade de ir à fundo em nossas raízes.