quinta-feira, janeiro 31, 2008

Oficina para professores

Amigos e amigas, fiquei dois dias, quarta e quinta, numa escola com 60 professores. O que houve é que fui convidado pela UNESP e pela Secretaria de Educação de Suzano para ministrar uma oficina sobre incentivo à leitura. Foram duas turmas de 30, duração de oito horas cada turma e muita troca de experiência.
O legal é que não tinha apenas professores, mas também tinha agente escolar, merendeira e secretária de escola. A maioria era professor.
O bacana é que rolou tudo da melhor forma possível e todos gostaram, pontos negativos quase não houve. Sei disso porque sempre faço uma avaliação no fim da oficina passando um papel, onde cada participante, sem se indentificar, coloca sua opinião à cerca da oficina.
Fiz um panorama geral sobre leitura e literatura e trabalhei com eles um público alvo: crianças, adolescentes e idosos.
No mais houve bastante interação. Utilizei vídeo, música e o corpo para os vários tipos de interpretação de textos.
Abordei Camões, Fernando Sabino, Manuel Bandeira, Cantigas de roda, textos de minha autoria e de críticos literários.
Foi fantástico. Espero qu'eu tenha contribuído bastante para eles levarem a leitura de fato para a sala de aula, já que não dei nenhuma fórmula mágica, muito menos variadas formas de trabalhar especificamente com alunos na sala de aula. Trabalhei com as três faixas etárias citadas acima.
Taí, um breve resumo dos meus dois dias de oficina.