terça-feira, julho 25, 2006

No presídio

Olá pessoal. Tô eu aqui postando um breve texto do bate-papo lá no Presídio Semi-Aberto de São Miguel.
Estive lá no domingo de manhã junto com os integrantes do Leitura Livre (que agora mudou pra ativa), Durvalino e Wagner Gasoli. Lá é totalmente diferente dos presídios que já passei dando minhas palestras. Só pra se ter uma idéia, os portões ficam abertos, e os detentos ficam livre para entrar e sair. Vi lá também uma bilbioteca que está sendo montada pelos integrantes do Leitura Livre e sendo administrada pelos próprios usuários.
A palestra
O bate-papo iniciou-se às 10h, com uma conversa be descontraída. Todos interagiram, na sala tinha gente de 19 até 55 anos.
Passei o vídeo-documentário "Literatura no Brasil" que inclusive eles gostaram muito.
Teve depoimentos pessoais, opiniões e idéias durante a conversa. Só queria ressaltar que lá tem gente com faculdade e outros que estão prestes a entrar. Tem um que está se formando técnico em Webdesign.
Finalizamos e eu fiquei trocando uma idéia legal com o Fernando, ex-interno da Febem que está compondo um romance. Trocamos contatos e ficamos de mandar cartas para trocar experiências.
O almoço
Agora só não posso deixar de falar do almoço. Putz grila, nunca comi tão bem na minha vida. Ô comida gostosa, bem temperada, com três misturas, arroz de forno, maiosese, suco e frutas a pamparra. Quase que não consigo levantar da mesa.
Lá também são os próprios presos que fazem a comida.
A administração do Presídio me recebeu muito bem, e agradeço a gentileza.
Logo publico aqui algumas fotos da palestra.

Nenhum comentário: