sexta-feira, abril 04, 2008

As tão esperadas novidades

Queridos amigos leitores desse blog. Muita satisfação avisá-los que tem tanta produção em andamento e tanta coisa boa acontecendo. A começar pelo projeto criado por mim e em parceria com a Secretaria de Saude de Suzano que foi premiado em Bauru com o 1º lugar entre 382 projetos de 130 municípios. Que orgulho, hein! Ganhamos o 1º lugar não foi á toa, bem que sempre avisei a todos que o Pavio Erótico não era brincadeira e nem diversão. É sim coisa séria, mas também nada tão chato que não possa ter o entretenimento. Prova disso está num dos textos abaixo. E sem contar que esse sarau virou tema de trabalho dos alunos do curso de jornalismo da Faculdade de Mogi das Cruzes e a cidade de Guarulhos convidou-me para levar o projeto até lá.
Lembram que eu havia dito sobre os adesivos nos carros aqui em Suzano? Pois é, virou febre mesmo, tem gente que eu nem conheço e que nem sequer leu o 85 Letras e um Disparo e estão colando o adesivo.
No dia 22 de março a Associação Cultural Literatura no Brasil lançou a "Campanha de incentivo à bibliotecas comunitárias". Quatro eixos nortearão esta campanha: 1- arrecadação e doação de livros 2- sarau na biblioteca 3- palestra 4- oficina de criação literária. A galera da associação não está pra brincadeira, tanto que já conseguimos um patrocínio da PETROBRAS para desenvolver em parceria com a Prefeitura de Suzano o 4º Concurso Literário - Edição Nacional, com premiação em dinheiro e publicação de revista.
Paralelo a este projeto do coletivo "Literatura no Brasil", estou desenvolvendo um outro projeto com a galera do Pró Jovem de Suzano. Logo dou mais detalhes.
Sábado passado estive num encontro no Itaim Paulista. Lá, na Loja Suburbano Convicto, esteve eu, Alessandro Buzo e Sérgio Vaz, num momento raro, já que todos nós estamos envolvidos com projetos mil. Nesse encontro, além de colocar a conversa em dia, atualizamos as atividades em andamento.
No mesmo sábado, a noite, apresentei o 1º Pavio Erótico do ano lá no Centro Cultural de Suzano. Foi lindo. Veio gente de Americana, interior de São Paulo, para ver de perto o sarau. Nesse evento foi divulgado o resultado do 1º Concurso de Literatura Erótica de Suzano. Os 20 autores selecionados terão seus textos (contos e poesias) publicados no livro "Amor Lúbrico - Textos para serem lidos na cama". Essa obra será lançada no dia 28 de junho, às 20h no mesmo Centro Cultural. Terá uma tiragem de 5000 (cinco mil) exemplares e será distribuída gratuitamente em bibliotecas e postos de saúde. Além dos autores selecionados no concurso, haverá ainda 4 autores convidados. Grande projeto.
E fiquei sabendo hoje que as inscrições para a minha oficina lá em Guarulhos já foram todas preenchidas e tem até fila de espera. Maravilha. Essa oficina começa semana quem, todas às quintas-feiras, das 19h às 21h.
Nesta terça, trouxe para Suzano o amigo e companheiro de artes, Arnaldo Antunes. Ele agradou a todos num show com som e imagem. Logo depois veio o Lobão fechando a noite.
E por fim, ontem, quinta-feira, esteve na cidade o querido Ariano Suassuna. Mais de quinhentas pessoas lotaram o Teatro Municipal de Suzano para assistirem a aula. E que aula. Só pra se ter idéia do poder de mobilização desse nome, veio gente de Campinas, Jundiaí, Caçapava e pasmem, do Mato Grosso do Sul. Pode confirmar assistindo ao vídeo num link mais abaixo. Foram duas horas de puro ensinamento e risos, a platéia não parava de aplaudir, aliás, do momento em que ele apareceu até a hora em que se recolheu ao camarim, o intervalo entre um aplauso e outro era de no máximo três minutos. Quem tava lá viu. O difícil foi segurar a galera que queria de qualquer forma invadir o camarim para pegar autógrafos e tirar fotos com o Ariano.
Semana que vem publico aqui as fotos do show com o amigo Arnaldo Antunes e da aula espetáculo do Ariano Suassuna.