quarta-feira, agosto 27, 2008

1º dia - Passo Fundo - RS

Queridos e queridas, não deu tempo de atualizar o blog antes de viajar. Conforme já disse, ando mesmo sem tempo. Mas tô aqui no hotel, na cidade interiorana de Passo Fundo, a Capital Nacional da Literatura, Rio Grande do Sul. E olha que eles fazem jus ao nome. Isso aqui é o paraíso para escritores. Imaginem uma cidade onde as poesias são escritas em muros, coladas em ônibus e onde uma praça tem o nome Largo da Literatura e com um imenso monumento referente à prima pobre das artes. Pois é, estou aqui. Fui bem recebido e parece que todos já leram o 85 Letras e um Disparo. E tô falando de uma cidade com 200 mil habitantes. Pensem vocês que assim que cheguei ao hotel a maioria dos funcionários já haviam lido o livro. E as perguntas: Ei, tu que é o escritor Sacolinha?
Até nas rádios locais eu escuto o meu nome. Quem dera tivesse mais umas 30 cidades pelo Brasil com essa característica de valorização do livro e do autor. Nossa, tô encantado.
Abaixo vão algumas imagens do primeiro dia aqui, que foi ontem, terça, 26/8, às 19h30 no auditório de Letras da UPF (Universidade de Passo Fundo).
fotos: tania rösing
A recepção foi no espaço Mundo da Leitura, esses são os monitores
Aqui é no auditório, antes da palestra-seminário Fabiane Burlamaque, coordenadora do curso de Letras da UPF, abrindo o evento
O público composto de professores e alunos
Eu, em ação, e ao lado o professor de Literatura Brasileira e Gaúcha, Eládio
Sessão de autógrafos