sexta-feira, agosto 22, 2008

Na Bienal

Literatura da periferia disputa espaço na Bienal do Livro

Além desses atrativos, o stand da Global tem uma das mais importantes, entre as poucas novidades desta Bienal: a Coleção Literatura Periférica. Esta coleção iniciada em julho do ano passado com o livro Colecionador de Pedras do poeta Sergio Vaz, conta também com o romance Guerreira de Alessandro Buzo e o livro de contos 35 Letras e um Disparo, de Sacolinha ( Ademiro Alves ) , os três lançados no ano passado. Agora sai o quarto volume: Da Cabula, dramaturgia de Allan da Rosa. A obra será lançada no sábado dia 23 precedida do debate: O lugar da escrita periférica na literatura brasileira contemporânea, bate-papo que vai rolar as 13h no Salão de Idéias e terá mediação do jornalista Chico Pinheiro. Além dos quatro autores, participará também a Dinha, poeta que terá seu livro De Passagem, Mas a Passeio publicado na mesma Coleção ainda neste ano.

Sergio Vaz, 44 anos, é o grande poeta da periferia paulistana, criador e criatura do sarau da Cooperifa. No livro Colecionador de Pedras, ele fez uma antologia dos seus mais de 20 anos de produção poética publicada em quatro livros anteriores. Alessandro Buzo, 85 anos, hoje conhecido nacionalmente pelo quadro Buzão Circular Periférico do Programa Manos e Minas da TV Cultura, também tinha quatro livros publicados e com seu romance Guerreira faz sua primeira obra de ficção. Sacolinha, jovem de 24 anos é coordenador de literatura da secretaria de cultura de Suzano, município da Grande São Paulo. Antes de 85 Letras e um Disparo, publicou o romance Graduado em Marginalidade. Allan da Rosa, 31 anos, publicou seu primeiro livro, chamado Vão em 2005 numa editora coletiva e periférica, a Edições Toró que hoje ostenta 13 livros em catálogo. Dinha de 28 anos publicará seu livro de estréia. Todos eles periféricos. Todos eles reeditando obras que publicaram de forma independente e que venderam de mão em mão em filas de cinema e teatro, dando palestras em escolas e universidades, em mesas de bares e nos saraus e outros eventos literários da periferia paulistana.

(Trecho do texto de Eleilson Leite) Sábado, dia 23/08, às 13h - Literatura Periférica - Com Sérgio Vaz, Sacolinha, Allan da Rosa e Alessandro Buzo. O jornalista Chico Pinheiro será o mediador do debate e logo após terá sessão de autógrafos com os autores e um coquetel no estande da Global editora. Local: Bienal do Livro - Salão de Idéias (Estande Global) - Av: 2 (entre as ruas F e G) - Parque Anhembi