sexta-feira, janeiro 09, 2009

Imprensa

Matéria publicada no jornal Mogi News de 09/01/2009 - Mogi das Cruzes - Grande São Paulo
Escritor de Suzano é a atração de hoje no programa "Provocações"
Em entrevista a Antônio Abujamra, na TV Cultura, Sacolinha revela detalhes de sua vida literária, que teve início em um trem
Provocações: O escritor Sacolinha se sentiu bem à vontade ao ser entrevistado pelo experiente Abujamra
BÁRBARA BARBOSA Da reportagem local
O programa "Provocações", apresentado por Antônio Abujamra na TV Cultura, recebe hoje, a partir das 22h10, o escritor Ademiro Alves, o Sacolinha. Em entrevista ao experiente Abujamra, ele fala sobre sua trajetória na literatura, que teve início durante uma viagem de trem, e revela detalhes sobre a vida em Suzano, onde reside desde 1998. Quem assistir ao programa pode esperar uma conversa bastante inusitada e provocativa, como já insinua o nome da atração. O bate-papo, segundo Sacolinha, teve início com uma afirmação do entrevistador. "A conversa foi permeada por uma pergunta que ele (Abujamra) fez logo no início. Primeiro, afirmou que, na periferia de todo o Brasil, eu sou o escritor que tem mais estilo. Logo em seguida, ele me perguntou se isso era um elogio ou uma provocação. E isso desenrolou a entrevista, que abordou até mesmo questões ambientais de Suzano", adianta o escritor. A cidade do Alto Tietê, aliás, foi o ponto de partida para a vida literária de Sacolinha, que durante uma viagem de trem entre Suzano e São Paulo descobriu a leitura. Segundo ele, no trem as pessoas conversam sobre vários assuntos, como novela e futebol, leem ou dormem. Entre tantas viagens que fazia, ele optou por ocupar o seu tempo com a leitura. A primeira obra que ele leu foi o "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos. Daí em diante, não parou mais. Começou a escrever e montar inúmeros eventos de incentivo à leitura. Sobre sua personalidade, Sacolinha diz que é uma das pessoas mais contraditórias que conhece. Até se descobrir escritor, ele não havia lido nenhum clássico da literatura brasileira: "para mim, era sinônimo de livro chato". Depois disso, ele afirma ter encontrado na leitura a salvação para sua vida.
Livros Nascido em São Paulo, atualmente Sacolinha trabalha na Prefeitura de Suzano, onde coordena o Centro Cultural do Bairro Boa Vista. Com dois livros publicados - "Graduado em Marginalidade" e "85 Letras e um Disparo" -, ele também dedica o seu tempo à produção de novas obras. Para o segundo semestre de 2009, o escritor pretende lançar o romance infanto-juvenil "Peripécias de Minha Infância", já finalizado. Além disso, deve ser lançada, ainda neste ano, uma segunda edição de "Graduado em Marginalidade", de 2005.