segunda-feira, dezembro 23, 2013

Até 2014!

Me despeço de 2013 deixando um texto de balanço e de planos acertados. Só retorno aqui após o dia 20 de janeiro.




2013 foi um ano bom, mas poderia ter sido melhor!
Ano de perdas, aprendizado, parcerias e de combate à inércia e ao marasmo cultural.
Estou ainda muito comovido com a morte violenta, em Boiçucanga - SP, da pequena Tainá, filha dos meus amigos Valter Passarinho e Leda Câmera. E sempre que a vejo nas imagens tenho certeza que perdemos mais um anjo.
O ano também deixa outras situações amargas em meio à política cultural. Ainda não engoli o desserviço cultural da atual administração aqui em Suzano, fechando avassaladoramente quase todos os espaços públicos culturais, inclusive as bancas bibliotecas que dava a oportunidade daquele (a) trabalhador (a) pegar o trem com um livro nas mãos.
Não satisfeitos, fecharam em ação truculenta um espaço cultural independente, da sociedade civil organizada.
Eu, junto com a Associação Cultural Literatura no Brasil, parti para o combate, e não me omiti ou fiquei do lado dos podres, visando um mero cargo de oficineiro, onde as horas seriam superfaturadas. Até porque não acredito nesse tipo de artista, da migalha, do favor. E nem acredito naqueles que ficaram omissos, em cima do muro, vendo o circo pegar fogo.
Confesso que fui muito perseguido, politicamente, mas só recuei pra tomar fôlego. Sei que esse governo municipal aqui em Suzano veio na sede de locupletar, ou melhor, continuar locupletando, né?
Não bastasse isso, ainda aumentaram o valor do IPTU em até 100%, em uma sessão na câmara, na calada da noite. E como última notícia de 2013, o secretário de cultura marcou em silêncio, publicando no diário oficial do município por obrigação, uma reunião que dará posse aos membros do Conselho Municipal de Cultura. Esse conluio, ops, essa reunião será na próxima sexta-feira, dia 27 de dezembro, às 17h30. Por que motivos numa data onde quase ninguém vai comparecer?
Aqui parece que tudo é deles, tudo tem as mãos deles, inclusive no Ministério Público da cidade. E até agora não entendi a aliança municipal do PCdoB com o DEM e o PSDB. Dois lados extremos, diferentes, com pensamentos que não batem em ponto algum. Incrível esse acontecimento. Comunistas como Jorge Amado e Graciliano Ramos, se estivessem vivos virariam hippies diante disso tudo.
É, parece que o país do nunca é aqui. As coisas impossíveis só acontecem aqui em Suzano. Que eles se matem entre eles mesmos, tentando ver quem rouba mais.
Diante das perseguições, nos recolhemos, montamos estratégias, traçamos metas e renovamos as energias. Fechamos parcerias sólidas que vão render projetos duradouros e que vão mudar vidas e pensamentos. Isso é o que importa, isso é o que a gente quer.
Um dos nossos principais projetos para 2014 pretende mobilizar todos os escritores da região que tenham livros publicados. Trata-se do 1º Encontro de Autores da Região do Alto Tietê, que irá reunir em três dias de evento 120 escritores. Este encontro ocorrerá em maio e será precedido por saraus, oficinas de criação literária e a publicação de 1000 exemplares de uma antologia.
Outro projeto relevante é a doação de um Kit literário contendo livros, vídeos e CDs com poemas, contos e crônicas, para 300 escolas do Alto Tietê. Dessas, 80 escolas serão contempladas com palestras gratuitas de escritores e 10 escolas receberão oficinas de criação literária.
Serão desenvolvidas ainda oficinas de formação de mediadores de leitura para 400 professores da rede pública municipal e estadual. E a partir de janeiro Suzano passa a contar com 4 saraus por mês, sendo dois em escolas estaduais, um no Jd. Revista, meu bairro, e outro no Teatro Contadores de Mentira.
Nessas intervenções nas escolas vamos selecionar novos autores para participarem da 3ª edição do Vídeo Literatura, um projeto de áudio e vídeo onde os protagonistas interpretarão seus próprios textos.
Vamos trazer para a cidade de Suzano vários escritores nacionalmente conhecidos, com o intuito de estreitar a relação do escritor com o público leitor.
A Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de despejo – Diário de uma favelada” completaria 100 anos em 2014. Vamos promover diversos projetos para comemorar este centenário muito importante para a literatura negra e independente.
E por fim vamos reinaugurar a nossa biblioteca comunitária no Jd. Revista, que encerrou as suas atividades em junho deste ano devido à falta de repasse da verba do 3º ano do edital de Pontos de Cultura, por parte da Prefeitura de Suzano. Perseguição política? Não sei não...
Todos esses projetos se iniciam em janeiro. A previsão de público a ser atingido é de 44 mil pessoas.
E pra não dizer que não falei dos meus projetos literários pessoais, vou citar alguns deles: Já iniciei a produção do meu novo livro de contos, o “Brechó, Meia noite e Fantasia”, selecionado no edital do ProAC – Bolsa de criação literária 2013. Esta obra terá 10 contos inéditos, produzidos dentro do projeto comunidade do conto que irei desenvolver na escola estadual aqui do meu bairro com o intuito de contribuir com alunos e professores na produção de textos. Cada aluno participante produzirá o seu conto, e eu o meu.
Também começo o ano na produção do meu romance “Cidade Graveto” que há 4 anos espera pacientemente que eu sente e me dedique a ele. Já me programei pra isso. Este romance vai ser ducaralho, pelo menos pra mim, que estou muito ansioso para escrevê-lo. Talvez eu termine só em meados de 2015. Quanto à publicação, quem sabe em 2016 ou 2017? Não sei, só tenho a certeza que neste novo ano ele será bem adiantado. Disto eu sei!
Ah, e se sobrar tempo e cabeça vou escrever o texto “Emancipação através da leitura”, um livro que estou sendo cobrado há anos, e que vai analisar vários textos que tratam da leitura no Brasil, além de fazer paralelos com os mesmos. Este livro terá também planos de aulas e oficinas, bem como projetos de mediação da leitura em escolas, associações, presídios estaduais e federais.
Pois é! O ano que vem será pior, pior pra quem estiver em nosso caminho.