quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Outro livro

Pessoal, quero hoje indicar um livro contemporâneo. Trata-se da obra do amigo Robson Canto - "Noite adentro" lançado em 2007 pela Edições Toró, com apoio do VAI.
Para indicá-lo, vou utilizar o prefácio que fiz para o livro.
________________________________
Prefácio do livro Noite adentro
O bom livro é aquele que estraga o leitor. É baseado nesta afirmação quase unânime entre os autores, que venho avaliando as minhas leituras. Quando fecho um livro e sinto algo me corroendo, uma gastura ou um nó na garganta significa que ele é bom. E digo que assim fiquei, ao terminar a leitura desta obra, ora cheia de detalhes, ora cinematográfica. O que mexeu comigo foram os romancetes escondidos n’alguns parágrafos, tal como o namoro adolescente debaixo dos lençóis, o vinho que se bebe feito gente grande, os "bicos" que se faz para garantir o lanche do passeio com a namorada, os apelidos, os acampamentos sem juízo de fim de semana, as paqueradas em sala de aula, os bilhetinhos, e etc e mais e mais. Aí está: senti uma saudade dolorida desse tempo. Então pensei cá; "Merda, mas eu só tenho 24 anos". Foi aí que veio a angústia, eu assim, tão novo e com grande saudade desse tempo que ainda tá tão perto? Confesso que essa angústia molhou meus olhos. Mas há muitas outras coisas neste livro que mexe com a gente de forma mais triste; tipo o preconceito, a falta de perspectiva, amigos que morrem de HIV ou de tiros, necessidades mil e outras decepções. Temas que estão batidos, mas que contado por quem viveu torna-se diferente. Ao fechar esta obra percebi que ela mexera comigo. Eita que livro bom pra ser lido com calma, e relembrar, talvez com azedume, dos nossos bons tempos sem grandes responsabilidades. Mas pra isso, o leitor não pode lê-lo no ônibus ou no trem como faz o próprio Robson Canto, pois um bom livro é pra ser lido em casa, e de preferência, noite adentro.
Sacolinha!
para adquirir o livro entre em contato com o autor: http://www.robson-canto.blogspot.com/